sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Avaliação de jogos - Path of Exile - Fall of Oriath

Primeira publicação do blog 😀

Vamos começar com um jogo que eu gosto muito e jogo atualmente: Path of Exile - Fall of Oriath.

Minha análise é pessoal, então podem haver erros.

RESUMO: 

Você, que se chama "exilado", começa caído em uma praia cheia de zumbis e após chegar numa vila próxima, a história vai se revelando: você foi exilado de uma ilha chamada Oriath para um continente chamado Wraeclast. O motivo desse exílio não é bem claro no jogo, mas me parece que é feito com o objetivo de punir ou matar criminosos. Após caminhar pelo continente e retornar para Oriath, o exilado descobre uma trama com deuses monstruosos que querem destruir tudo e seu objetivo passa a ser eliminá-los.




JOGABILIDADE E DIVERSÃO:

O jogo é um ARPG online e grátis - Action RPG, ou seja, um jogo de RPG sem turnos. A câmera se posiciona naquela visão de cima - isométrica- no estilo do grande clássico "Diablo" e outros como "Mu Online".
A jogabilidade é bem parecida com o mais famoso destes RPGs: "Diablo II". Há sistemas de inventório, várias classes, itens com 'buracos' para colocar gemas que aumentam os seus poderes, uso de amuletos e anéis, uso de poções e uso de pergaminhos de portal e identificação. Mas isso tudo para por aí.
Com certeza a melhor parte do jogo é a grande possibilidade de customização do personagem, ou seja, se você fizer um personagem sem copiar tutoriais, ele nunca sairá igual ao de outra pessoa. E tem vários motivos para isso:

1- A árvore de talentos gigantesca - com certeza fará você colocar algum talento diferenciado dos outros. Com certeza essa imagem causa um certo espanto inicial, mas depois que você vê que é a mesma árvore para todos os personagens e que ela só começa em lugares diferentes para cada um, fica muito mais tranquilo.

2- As gemas não são como na maioria dos games por aí, elas não servem para aumentar os status do personagem, elas são as próprias habilidades, ou skills, do personagem. Por isso você pode fazer um personagem que solta fogo, gelo e ao mesmo tempo dá golpes de espada, combinação impensável em vários jogos, mas ao mesmo tempo pode seguir o tradicional e fazer uma maga ou um guerreiro. E além disso, as gemas podem ser ligadas com outras gemas de suporte que farão o golpe ser totalmente modificado, resultando em combos únicos. Abaixo uma imagem de uma gema de "bola de fogo" linkada com uma gema de suporte de "projéteis múltiplos", resultando em um golpe muito mais espalhado e poderoso.

3- Ascensão: Após derrotar o chefe de certos mapas conhecidos como labirintos, você poderá fazer a ascensão, que é uma escolha de especialização já existente em vários jogos, mas não deixa de ser divertida.
4-Encantamentos e outros: Durante o jogo são apresentados vários "Mestres", que darão missões pequenas como entrar na caverna e pegar um espírito ou duelar com eles. Esses mestres darão como recompensas a possibilidade de encantar seus equipamentos para deixá-los mais poderosos. Além disso, você pode usar várias "orbes" que caem dos monstros para melhorar seus itens.


Mas não para por aí, o jogo também tem um sistema de venda na loja (recipe system) que é extremamente útil para jogadores avançados e lembra o horadric cube do game Diablo II e outros sistemas de guilda, mapas para conteúdo endgame, modo hardcore, ligas que resetam todo ano, etc.

O jogo ainda te incentiva a encontrar pessoas para jogar com você, já que alguns mapas possuem inimigos que são muito fortes contra personagens que atacam de perto ou que usem magias, por exemplo.


Ainda sobre jogabilidade, não posso deixar de falar no principal defeito do jogo, que é a latência (lag) excessiva, principalmente em cidades, que não ocorre no seu principal concorrente que também é jogado de modo online, "Diablo III". Como em níveis mais altos o jogo retira parte da experiência adquirida com a morte, esse tipo de problema prejudica e irrita muito os jogadores, além de praticamente inviabilizar um modo hardcore (morte definitiva do personagem).

Outra coisa negativa é que se você não seguir tutoriais a chance é grande de fazer alguma bobagem e como não existem meios de resetar toda sua árvore de talentos, você pode estragar seu personagem, que poderá morrer a cada mapa por estar muito frágil. Mas isso pode ser parte da diversão não é?

 

GRÁFICOS E SOM

Os gráficos são bonitos e tem alguns cenários e lutas particularmente interessantes como o Templo de Lunaris, com seus cadáveres empilhados e rios de sangue e a luta contra o "Rei da Salmoura", dentre outros.
O jogo dá a possibilidade de compra de skins para seu personagem, que é o modo que a desenvolvedora Grinding Gear Games encontrou de manter o jogo grátis. Elas são realmente muito bonitas e vão de asas até a espadas de fogo, abas de baú e outras coisas que não inviabilizam o jogador grátis de evoluir como os outros, o que é excelente e evita que o jogo seja o famoso Pay to Win


A música combina com o jogo, sendo uma trilha sonora sombria na maior parte do tempo, tem algumas muito marcantes como a música de título e a música da cidade do ato I.



AVALIAÇÃO FINAL:

 

JOGABILIDADE E DIVERSÃO: 9 - seria 10 caso não existisse lag, que realmente abaixa bastante a diversão.

 

GRÁFICOS E SOM: 9,5 - de perto alguns personagens não são tão bem feitos e as músicas são boas mas não merecem uma nota 10.

 

MINHA NOTA: 9,25 - EXCELENTE.





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